ARROZ DO SUSHI







Ingredientes:

- 300 g de arroz tipo curto japonês
- 330 ml de água
- 1 pedaço de konbu do tamanho de um cartão-postal (opcional)

Para a mistura de vinagre:
- 4 colheres (sopa) de vinagre de arroz japonês
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1/2 colher (chá) de sal

Modo de preparo:

1. Coloque o arroz em uma peneira e mergulhe-o em uma tigela grande com água. Lave bem o arroz e descarte a água. Continue lavando e descartando a água até que esteja bem clara. Escorra a água e deixe o arroz na peneira por 30 minutos.

2. Se estiver usando konbu, faça alguns cortes na folha para ajudar a liberar o sabor durante o cozimento.

3. Coloque o arroz lavado em uma panela de fundo pesado com água. Acrescente o konbu, se estiver usando, e cubra com uma tampa bem firme. Espere ferver em fogo médio. Resista à tentação de levantar a tampa; em vez disso, preste atenção ao barulho da fervura. Ajuste o fogo, se necessário, para evitar que a água ferva demais, e deixe cozinhar por mais 3-5 minutos.

4. Diminua o fogo ao máximo e cozinhe por mais 8-10 minutos, então retire a panela do fogo e espere 10 minutos. Destampe e descarte a folha de konbu.

5. Aqueça os ingredientes para a mistura de vinagre em uma panela que não seja de alumínio, mexendo até que o açúcar e o sal tenham se dissolvido. Não deixe ferver. Tire do fogo e reserve para esfriar. Passe o arroz cozido para uma tigela de madeira previamente mergulhada em água ou para uma saladeira. Com uma espátula, coloque um pouco da mistura de vinagre sobre o arroz.

6. Espalhe o arroz uniformemente na tigela. Acrescente aos poucos um pouco mais da mistura de vinagre, fazendo cortes para embeber os grãos e separá-los.

7. Abane o arroz delicadamente para esfriá-lo. Continue a colocar a mistura de vinagre no arroz com a espátula até ele começar a ficar com aparência lustrosa e alcançar a temperatura ambiente.

0 comentários:

Postar um comentário